Técnico/a de Informática - Instalação e Gestão de Redes (EFA)
Educação e Formação de Adultos - Nível 4 de Qualificação
Descrição e Organização
O Técnico\a de Informática - Instalação e Gestão de Redes é o profissonal responsável por efetuar a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
O presente curso, na modalidade de Educação e Formação de Adultos, tem a duração total de 1475 horas, das quais, 210 horas correspondem a formação prática em contexto de trabalho (estágio) numa empresa parceira.
O curso vai decorrer em regime híbrido (B-Learning), em horário pós-laboral, com início em 07 de abril e término previsto para outubro de 2026.
Certificações
- Nível 4 de Qualificação (Certificado de Formação Profissional e Equivalência ao 12º ano de escolaridade);
Apoios Sociais
Consulte os nossos Apoios Sociais.
Atividades Principais e Programa
- Informática – noções básicas;
- Arquitectura de computadores;
- Protocolos de redes - instalação e configuração;
- Equipamentos passivos e ativos de redes;
- Windows Server;
- Linux;
- Servidores web;
- Servidores de e-mail;
Programa completo disponível no botão "Programa do Curso" no topo da página.
Saídas Profissionais
- Técnico/a de Informática, Instalação e Gestão de Redes;
- Técnico/a de Hardware;
- Assistente pós-venda;
- Administrador/a TI.
Porquê escolher um curso de Educação e Formação de Adultos?
Os cursos de Educação e Formação de Adultos destinam-se a formar adultos que querem aumentar o seu nível de escolaridade e, em simultâneo, adquirir uma qualificação profissional em áreas que promovam a sua (re)entrada no mercado de trabalho. São cursos organizados em percursos de dupla certificação (escolar e profissional) e com forte componente prática.
De forma global, os cursos de Educação e Formação de Adultos:
- permitem aumentar as Habilitações Escolares e Profissionais;
- possibilitam especialização numa área profissional com elevada procura no mercado de trabalho aumentado assim a probabilidade de obter emprego qualificado;
- são financiados e os formandos beneficiam de apoios sociais;
- têm estágio garantido numa empresa parceira da ATEC;
- permitem o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior.
Candidatura
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao curso a frequentar. Caso surjam vagas, a ATEC pode abrir uma segunda fase de candidaturas em data a anunciar oportunamente.
Os candidatos interessados em ingressar num curso de Educação e Formação de Adultos na ATEC devem seguir os seguintes passos:
- Ler atentamente toda a informação contida nesta página, consultar o Programa do Curso;
- Verificar se reúne todos os requisitos constantes na lateral direita desta página;
- Após ler toda a informação e conferir se cumpre todos os requisitos, prossiga para a inscrição através do botão abaixo. Após candidatura, aguarde o nosso contacto.
Candidatura
Formação Apoiada por
Pré Requisitos
- 9º ano ou 12º ano de escolaridade ou Licenciatura;
- Idade igual ou superior a 18 anos para ações a tempo parcial (4h/dia) OU igual ou superior a 21 anos para ações a tempo integral (7h/dia);
- Aprovação na Entrevista de seleção.
Processo de Candidatura
Caso pretenda candidatar-se a este curso deve fazê-lo com a máxima antecedência possível.
Ao efetuar a sua candidatura necessita de anexar os seguintes documentos para que a mesma possa ser validada:
- Certificado de Habilitações, este documento é imprescindível para que seja validada a sua elegibilidade para o curso. Candidatos estrangeiros têm de enviar um Certificado de Habilitações emitido em Portugal;
- Curriculum Vitae, onde deverão constar os seus dados pessoais, perurso escolar/formativo/académico e experiência profissional;
- Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia, para todos os candidatos estrangeiros de países comunitários;
- Autorização de Residência, com validade à data de início do curso para todos os candidatos estrangeiros de países não-comunitários.
Documentos a entregar caso seja admitido no curso:
- Registo Criminal, com validade à data de início do curso, com a finalidade: profissão/atividade sem lei especial, Lei 37/2015 e envolve contacto regular com menores.
Processo de Seleção
Após efetuar a candidatura, será contactado para realizar o processo de seleção que é composto por Entrevista.
São admitidos os 20 candidatos que obtiverem o melhor resultado. Assim que a análise dos resultados estiver concluída, todos os candidatos são informados por e-mail.
Os candidatos que não obtiverem vaga recebem um email a informar que se encontram como suplentes para o caso de haver desistências. São efetuadas substituições de candidatos até no máximo 4 semanas após o início do curso.
Caso o candidato não entre para o curso indicado na candidatura como 1ª opção, poderá ser considerado para o curso indicado como 2ª opção caso haja vagas no mesmo.
Consulte informação detalhada aqui.