#6 - Produtividade sem desassossego

No nosso contexto, o tema da produtividade é recorrente. Mais ainda quando em condições extraordinárias e num enquadramento domiciliar, com todos os desafios inerentes a um período de quarentena, nos é requerido manter, na medida do possível, a produtividade necessária para dar resposta às solicitações profissionais. A DICA de hoje relembra alguns pontos que nos ajudam a manter a nossa produtividade em contexto de quarentena.

Cátia Lourenço - Formadora e Consultora área de Formação Comportamental • 08 de abril de 2020 


 

1. Calendarize o seu dia
Calendarize o seu dia e  tente cumprir o calendário que estipulou. Uma ótima ferramenta para isso é o Outlook, não só serve para enviar mails e convocar reuniões, como também serve para calendarizar e atribuir tarefas (a nós próprios e/ou aos colegas). Permitindo ainda, o acompanhamento e implementação da tarefa atribuída. Quando calendarizar o seu dia, não se esqueça de contabilizar as suas pausas de forma a obter timings realistas para realizar as tarefas atribuídas. Como estamos a viver um momento VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), sendo que, o que é realidade agora pode já não o ser mais logo, nunca se esqueça de considerar 20% do tempo disponível para tarefas urgentes, não calendarizadas como é o caso dos e-mails. É importante reservar um tempo específico para responder a e-mails. Se não limitarmos esta atividade a um período de tempo específico, acaba por não fazer mais nada. 

2. Faça pausas regularmente
Faça pausas regularmente e saia da "zona de trabalho".  Vá até ao jardim, à varanda ou simplesmente troque de divisão. Estes pequenos momentos são importantes para renovar energias e manter a produtividade. Experimente a técnica Pomodoro, ideal para manter o foco de uma forma positiva (reveja esta técnica na nossa dica #1). 

3. Prioritize (2x)
Prioritize, pense no que é urgente e no que é importante. Uma excelente forma para organizar essas tarefas e prioriza-las de forma eficaz é através da "Matriz de Eisenhower". Esta encontra-se dividida em 4 quadrantes: Urgentes / Não Urgentes / Importantes / Não Importantes, permitindo-nos determinar quais as tarefas que devemos realizar no momento, as que podemos agendar para mais tarde, as que podemos delegar e atribuír a outra pessoa e por fim, as tarefas que não nos ajudam a atingir os nossos objetivos e que não devemos perder tempo a realizá-las. Saber gerir o tempo é um atributo muito importante sobretudo nos dias de hoje.

#juntosnadistancia ;)

Matriz de Eisenhower ATEC prioritizar produtividade

 

#7 - Formação à distância

A DICA que se segue foi-nos enviada pela formadora Úrsula Caser, atualmente confinada às suas quatro paredes na longínqua Alemanha e destina-se a todos os formadores e professores que estão a dar formação à distância. A Úrsula Caser já tem uma vasta experiência em ministrar aulas presenciais e formação à distância e decidiu, portanto, partilhar as suas sugestões e boas-práticas para conduzir sessões de formação a partir de casa. Ora vejam:

Úrsula Caser - Consultora e Formadora na área Intercultural e Mediação Organizacional • 15 de maio de 2020 


 

Homeoffice – Online Teaching

1 – Imprima os seus slides de um só lado, por exemplo em pdf imprima 6 slides por página na vertical, e fixe cada folha com uma mola de roupa (como mostra a figura). Depois, em modo screen share com os formandos, pode ver qual é o próximo slide e facilmente remover a página se todos os slides já tiverem sido discutidos;

2 – Imprima também o seu Roteiro/Guião, apenas de um lado, e fixe cada folha individualmente. Desta forma pode controlar o timing e verificar se está a fazer boa gestão de tempo; também pode remover facilmente a folha quando terminar a página;

3 – Se os formandos tiverem de participar ativamente na sua aula, isto é, em exercícios ou conversas, eventualmente também em situações de exame:
A) NÃO coloque perguntas a todos(as) sem chamar alguém pelo nome, pois vai criar num primeiro momento um silêncio generalizado e depois de repente todos falam ao mesmo tempo. Primeiro dirija-se a um(a) participante e depois faça uma pergunta (pode observar esta técnica nos noticiários da CNN);
B) Coloque uma lista de participantes impressa do seu lado direito, com uma linha por participante. Assinale quem já participou ou foi chamado/envolvido por si. Desta forma garante um envolvimento equilibrado de todos(as) e todos(as) estão sempre com atenção pois podem ser chamadas a qualquer momento;
C) Tenha uma caneta e papel em branco prontos (se necessário para notas).

4 – Dica para ter para ter um rosto bem iluminado:
A) Se a aula ou reunião for durante o dia, oriente-se para que tenha uma janela atrás do computador;
B) Se a aula for à noite, crie uma luz indireta da frente, por exemplo, na imagem tenho o candeeiro de secretária dirigido para a cortina).

5 – Coloque um relógio de maneira a que consiga ver o relógio e o seu Roteiro ao mesmo tempo. Desta forma, pode facilmente comparar a hora atual como seu timing planeado.

Boas sessões online! #juntosnadistancia ;)


 

formacao distancia dicas ATEC

 

 

#8 - Resiliência

Quando nos vemos perante um cenário geral de crise, receios e dor, e prolongado como no caso que estamos todos a viver, tendemos facilmente a entrar numa espiral de angústia e desânimo. Para além de termos que cumprir todas as medidas de proteção para nos salvaguardarmos a nós e aos outros, vimo-nos obrigados a reconhecer que doravante é necessário fazer muita coisa de forma diferente do que estávamos habituados e que como tal, tudo nos parece mais difícil e traz um acréscimo de stress...

Sónia Botelho - Formadora e Consultora na área de Desenvolvimento Pessoal e de Recursos Humanos • 22 de maio de 2020 


 

Para lidar melhor com estes sentimentos negativos, há que:

1. Concentrar no que conseguimos controlar;

2. Recordar que já atravessámos situações críticas com sucesso;

3. Ter em mente que é uma situação temporária;

4. E reenquadrar o momento retirando dele o que tem de positivo (por exemplo estarmos mais tempo com os nossos filhos e/ou cônjuge, fazermos tudo aquilo para o que normalmente não temos tempo, aproveitarmos a maior flexibilidade que temos para gerirmos a nossa rotina diária, ...)


Estes passos são uma forma de trabalhar a nossa resiliência, tão importante para ultrapassarmos o que estamos a viver e o que nos espera nos próximos tempos.

Resiliência é a nossa “capacidade de defesa e recuperação perante fatores ou condições adversas”. Por outras palavras, é a nossa capacidade de lidar eficazmente com problemas, superar obstáculos e resistir á pressão de situações adversas, transformando as experiências negativas em aprendizagens e oportunidades de mudança e crescimento pessoal. #juntosnadistancia ;)


Para aqueles que queiram aprofundar este conceito, juntamos 3 links que ilustram a Resiliência na prática:
- Resiliência, para que serve?
- The three secrets of resilient people
- How to be your best self in times of crisis

ATEC resiliencia

 

#9 - First things first

Mesmo estando em casa e fazendo uma gestão mais flexível das nossas tarefas, as premissas base para manter a nossa produtividade mantêm-se, sendo uma delas a priorização dos vários assuntos que temos em mãos. Assim sendo, e para não perder este aspeto de vista a DICA que se segue serve para ilustrar/relembrar a Matriz das Prioridades.

Elisabete Silvestre - Gestora de Projetos de Formação e Consultoria em Desenv. Pessoal e Organiz. e Facilitadora de Workshops certificada • 27 de maio de 2020 


 

A Matriz das Prioridades

• Esta matriz ajuda a estabelecer a prioridade/ ordem pela qual irá abordar as tarefas que tem em mãos. Pode ser aplicada a qualquer período de tempo – um dia, uma semana, um mês ou mesmo um ano;

O eixo vertical representa a urgência/ não urgência da tarefa e o eixo horizontal a importância/ não importância de que a tarefa se reveste no atual momento;

• Não Importante / Urgente: Se é algo urgente mas não suficientemente importante, aplique a regra do “menor” esforço. Ou seja, faça-a da forma mais rápida e que lhe requeira o menor esforço possível;

• Urgente / Importante: Ao colocar uma tarefa no quadrante urgente e importante, então deverá realizá-la o mais rapidamente possível. A definição exacta de “rapidamente” pode variar. Por exemplo, comece por considerar o dia de hoje e liste neste quadrante, as tarefas por prioridade;

• Importante / Não Urgente: No caso de ser uma tarefa importante mas não urgente, leve algum tempo para pensar sobre o que tem que fazer e planear. Tenha o cuidado de alocar de imediato no seu calendário este tempo de planeamento e cumpra-o rigorosamente quando chegar a hora;

• Não Urgente / Não Importante: Quando se tratar de algo que considere que nem é urgente, nem é importante então coloque a si próprio/a questão: "Porque é que estou a fazer isto?" e se possível ignore ou cancele esta atividade.


Agora é só pôr em prática! Experimente: Pegue na sua lista de tarefas. Escolha o período de tempo a que se aplica, como por exemplo se é para o dia, para a semana ou para o mês. Desenhe o diagrama numa folha de papel ou no computador e coloque cada tarefa no seu respetivo quadrante. Percorra depois metodicamente todos os itens, começando pelo mais urgente e importante. #juntosnadistancia ;)

 

 

 

 

Matriz das Prioridades ATEC eisenhower

 

 

#12 - Microsoft Teams: Otimização do trabalho

Hoje em dia é cada vez mais frequente a utilização de ferramentas de gestão de equipa. Quer seja pelo processo de trabalho utilizado, quer seja pelo facto da equipa estar fisicamente separada, uma vez que o teletrabalho é cada vez mais uma realidade, tendo ganho maior relevância sobretudo nos últimos meses.

Enquanto equipa é fundamental manter o contacto com todos, mesmo à distância. Assim, a partilha de ideias e de feedback deve ser feita com regularidade e de forma organizada, uma vez que a gestão das várias tarefas é fundamental, tendo um grande impacto na nossa produtividade e, consequentemente, na da nossa equipa. A dica de hoje é sobre a otimização do trabalho numa dessas ferramentas, a plataforma Microsoft Teams:

Pedro Mestre Santos - Formador na área das Tecnologias de Informação e Expert em produtos Microsoft. Colabora com a ATEC há 10 anos, principalmente enquanto formador nos Cursos de Especialização Tecnológica e na formação para ativos empregados • 30 de junho de 2020 


 

 

Encontrar tarefas de forma mais rápida

Certamente já demorou algum tempo a tentar encontrar uma determinada tarefa que está agendada no canal Geral de um dos seus cursos (/equipa), isto se a estrutura existente da sua turma(/projetos) no MSTeams tiver diversas UFCD’s (/fases) de vários formadores (/ colegas).

A solução para encontrar as suas tarefas de forma mais rápida, poderá passar pela utilização das Categorias. Passe a incluir uma categoria na hora de criar tarefas:


Parte 1 | Criar corretamente as Tarefas

1. Crie uma nova tarefa de raiz ou crie a partir de uma já existente;
2. Atríbua um título à mesma;
3. Clique em "Adicionar Categoria", digitando de seguida o nome que lhe pretende atribuir. Pode ser o seu nome (como no exemplo apresentado na 1ª figura) ou a designação da UFCD (ou qualquer outra informação relevante para si) por forma a conseguir identificar as suas tarefas, agrupando-as em Categorias;
4. Preencha os restantes aspetos da sua tarefa e agende a mesma.


Parte 2 | Pesquise a Tarefa criada

1. Aceda às tarefas no painel lateral esquerdo do seu MSTeams;
2. Localize a sua turma (ou equipa);
3. Quando surgirem as tarefas, clique no ícone do filtro existente no topo e escolha a designação que atribuíu anteriormente à Categoria (Exemplo: "Pedro Santos");
4. Como pode observar, são apenas apresentadas as tarefas agrupadas à Categoria que selecionou, facilitando assim a pesquisa das suas tarefas.


Agora já sabe, sempre que criar uma tarefa não se esqueça de lhe atribuir uma nova categoria ou alguma que já tenha criado anteriormente. Bom Trabalho! #juntosnadistancia ;)

Encontrar tarefas Microsoft Teams



Pesquisar tarefas Microsoft Teams

 

 

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